Embaixada americana emite alerta contra ataque de violência em shows da Madonna na Rússia


O clima é pra lá de tenso na Rússia! Madonna faz hoje o primeiro show de sua MDNA Tour em Moscou e a embaixada americana divulgou a pouco um comunicado alertando riscos de violência contra o público e artistas.

Segundo eles, diversas ameaças estão sendo recebidas e pedem para os cidadãos ficarem bastante atentos. As autoridades russas comunicam que a segurança será reforçada no show de hoje.

Tocar na Rússia é sempre um desafio para Madonna e vem cheio de polêmicas. Nessa semana Madonna já vem sendo cobrada para tomar partido sobre a história do grupo Pussy Riot. É que as integrantes, três jovens meninas, serão julgadas por terem cantado em fevereiro, diante da catedral de Cristo Salvador, uma “oração” contra o presidente Vladimir Putin. Elas foram acusadas de vandalismo e incitação ao ódio religioso e ficarão detidas até janeiro de 2013, podendo ser condenadas a até sete anos de prisão.

Assim como Madonna usa e abusa sobre temas religiosos no novo show, os manifestantes ortodoxos pediram também a proibição dos shows da popstar no país.

“Para começar, Madonna quer sair em defesa do Pussy Riot. Mas, isso é se intrometer nos assuntos internos de nosso Estado, criar pressão sobre os tribunais. Ela também se manifesta a favor da homossexualidade, o que é tido como propaganda e, por isso, infringe a lei em muitas regiões do país”, disse o porta-voz de uma da organizações radicais ortodoxas.

Na inauguração de sua academia Hard Candy Fitness em Moscou, Madonna foi questionada e falou sobre o que acha da prisão das meninas do grupo Pussy Riot:

“Sou contra a censura e ao longo de toda a minha carreira sempre promovi a liberdade de expressão, a liberdade de opinião. Então obviamente acho que o que aconteceu com elas é injusto”, disse.

“Espero que elas não tenham de cumprir sete anos de prisão. Isso seria uma tragédia. Acho que a arte deveria ser política. Historicamente falando, a arte sempre reflete o que está ocorrendo socialmente. Então, para mim, é difícil separar a ideia de ser artista e ser político”, completou.

Fora isso, Madonna também enfrenta outra polêmica…. o próximo show na Russia será na quinta-feira, na cidade de São Petersburgo e lá as autoridades aprovaram uma lei que proíbe qualquer propaganda homossexual. Madonna, como uma porta-voz da comunidade gay, já foi alertada que se mexer no assunto, levará multa.

Ela, claro, não se conteve e meses atrás já disse que manifestará seu apoio aos homossexuais durante este show. “Vou a São Petersburgo para dar voz a comunidade gay e dar força e inspiração aos que se sentem oprimidos. Eu sou uma lutadora pela liberdade. Meu show, minhas músicas, meu trabalho, minha arte, tudo é a respeito da liberdade de expressão. Vou falar no meu show sobre essa ridícula atrocidade. Eu não fujo da adversidade”, declarou.

Em resposta, um deputado governista local, Vitali Milonov, advertiu que se Madonna fizer declarações a favor da comunidade homossexual, receberá uma multa de até US$ 170 (hahah). Em São Petersburgo, algumas organizações chegaram a organizar manifestações de repúdio à cantora em uma movimentada avenida central.

“O Congresso do Povo e o Sindicato dos Cidadãos da Rússia, assim como milhares de russos moralmente sãos, consideram inadmissível a realização de shows que prega a perversão, o vício e a violência”, defendiam os manifestantes.

Ai ai ai! Boa sorte, Madonna!
 fonte: MadonnaOnline

0 comentários: