Desde a estreia da MDNA Tour a especulação sobre o impacto dos shows na trajetória do projeto MDNA é alta. Alguns achavam que o sucesso da turnê alavancaria o álbum ou seus singles. Outros achavam que a turnê não faria nada pelo álbum. Passados quase 40 dias com a turnê percorrendo diversos países, já há algumas respostas…
Nos Estados Unidos, que só receberá a MDNA Tour nos últimos dias de agosto, o buchicho pela estreia e polêmicas só ajudou a coletânea Celebration a re-entrar na 132ª posição na TOP 200 ALBUNS da Billboard.
Já nos países em que Madonna vem se apresentando, o efeito tem sido positivo, porém isolado. MDNA voltou ao TOP 10 na Itália por duas semanas e o single Girl Gone Wild permaneceu no TOP 10 e ainda se encontra no TOP 25 por lá. Na Turquia o álbum recebeu sua segunda platina.
O fato é que o efeito de vendas com Madonna nos palcos não é mais o mesmo. Desde 2001, quando a Drowned World Tour ajudou os álbuns Music e Ray of Light a permanecer ou re-entrar nos charts, além da coletânea Immaculate Collection, o sucesso das turnês não tem se comunicado com os álbuns que ela está promovendo. A Re-Invention Tour proporcionou o retorno da Immaculate Collection em alguns países. Já a Confessions Tour, ainda conseguiu promover o álbum Confessions on a dancefloor pela Europa, mas a Sticky & Sweet Tour não registrou muito impacto nas vendas do Hard Candy, a não ser nas arrecadações recordes de faturamento da própria turnê.
Isso quer dizer que o MDNA está morto? Não, especialmente com o single Turn Up the Radio, que tem gerado expectativa devido suas gravações na Itália. Essa música vem sido descrita nas críticas como “uma canção perfeita para o verão” e tem chance de ajudar a emplacar o álbum na Europa, que tem virado as costas para esse lançamento. Para muitos, Turn Up the Radio deveria ter sido o carro-chefe do álbum, que ainda tem faixas com potencial para as pistas e nos rádios, como I’m Addicted, Love Spent ou a favorita de muitos fãs, Gang Bang (apesar dessa não funcionar para as rádios).
E só lembrando, a estratégia de lançamento do álbum sem uso das mídias tradicionais (capas de revistas, promo tour, entrevistas e apresentações na tv) dificultou seu sucesso, mas MDNA ainda é o terceiro álbum lançado em 2012 de uma artista feminina mais vendido nos EUA e 12º no total, com 481.500 cópias. Já no Reino Unido, principal mercado de Madonna na Europa, é apenas o 29º mais vendido, com 113.300 cópias. Talvez Turn Up the Radio diminua a diferença entre EUA e Europa.
E mais, MDNA ainda é o 5º álbum mais vendido do ano, de acordo com o Mediatraffic, com 1,35 milhão de cópias.
Charts é atualizado por Tony.
custo a acreditar :(
ResponderExcluir