Do I have to change my name? Will it get me far? Should I lose some weight? Am I gonna be a star? Com estas quatro frases, Madonna abria o seu 9º álbum de estúdio, American Life, fazendo com que o CD entrasse na lista dos 3 mais polêmicos da carreira da cantora. Junto com Like e Prayer de 89 e Erotica de 92, American Life chocava, mais uma vez, a sociedade norte-americana.
American Life foi lançado em 2003, em um momento politicamente conturbado para os EUA, o país começava a sua invasão ao Iraque e no clipe do primeiro single, American Life, o qual dá título ao CD,Madonna mostra muito sangue, guerra, futilidade e uma crítica pesada ao governo Bush. Os americanos, até então patriotas e cegos na defesa do seu governante, boicotaram o CD e foi a pior venda da carreira de Madonna nos EUA. As músicas não tocavam nas rádios e nem o clipe era exibido. Neste último caso, Madonna decidiu fazer uma versão alternativa do vídeo, onde ela aparecia cantando e bandeiras de vários países ao fundo, mas já era tarde e a aposta já tinha sido feita.
Versão Original:
Versão Alternativa:
Ao contrário dos EUA, o bom gosto do restante do mundo e principalmente dos Europeus, fez que com o CD vendesse em torno de 5 a 6 milhões de cópias em todo o mundo. Se considerarmos a época, o CD foi até bem em suas vendas, mas o apelo comercial era mínimo.
American Life, no quesito qualidade musical, é um dos melhores da carreira da rainha do Pop. Elementos de Folk acompanhados por instrumentos acústicos e eletrônicos dão toda a qualidade musical ao álbum, sem contar as letras profundas que questionavam o estilo de vida americano, a religião, a fama e o sucesso.
O álbum possui clássicos como Hollywood, Love Profusion, Nobody Knows Me e Nothing Fails, além da belíssima X-Static Process que, na nossa opinião, é uma das letras mais perfeitas já escritas por Madonna.
Na capa do álbum Madonna aparece em uma homenagem a Cheguevara, líder da revolução Cubana de 53, mostrando que o CD era realmente para provocar e questionar.
Apesar de muitos dizerem que American Life foi um fracasso, o CD é o mais intenso no que diz respeito à expressão artística de Madonna. Após o enorme sucesso do álbum antecessor, Music,Madonna já estava no patamar de estrela radiante da música Pop por anos, não tinha motivo para chocar e muito menos se arriscar tanto ao expor suas ideias de uma maneira tão provocativa e agressiva. Mas ela o fez, usou o seu trabalho para indagar e expressar todos os questionamentos que a sociedade norte-americana precisava ouvir.
American Life é um dos melhores álbuns da carreira de Madonna. Os EUA, em sua mediocridade artística, podem ter boicotado o trabalho da Diva do Pop no momento em que ela foi a revolucionária e porta voz daqueles que tinham alguma massa crítica dentro da alienada sociedade norte-americana, mas o restante do mundo aplaudiu, absorveu e deu a Madonna o destaque e respeito que o seu então recente trabalho mereceu.
Tracklist:
01.American Life
02.Hollywood
03.I’m So Stupid
04.Love Profusion
05.Nobody Knows Me
06.Nothing Fails
07.Intervention
08.X-Static Process
09.Mother And Father
10.Die Another Day
11.Easy Ride
0 comentários: