O Discurso de Madonna no Glaad Awards

Como estão?
Estou muito feliz por estar aqui.
Eu queria ser um escoteiro, mas eles não me deixaram entrar.
Acho isso um saco! Eu consigo fazer fogo. Sei montar uma barraca. Tenho um ótimo senso de direção. Consigo resgatar gatinhos de árvores. Vejam, eu quero fazer benfeitorias pela comunidade. E mais importante de tudo: sei como observar garotos. Então, acho que deveria me ser permitido ser um escoteiro… E acho também que eles deveriam mudar suas regras estúpidas.

Sim?
Vocês não parecem animados o bastante, não concordam que eles deveriam mudar suas regras? (plateia anima-se)
Ok, bom…

Então, – vocês podem se sentar, por favor relaxem… – não falarei com vocês até que estejam sentados, quero todos bem e confortáveis em seus assentos. Trouxe até um livro para ler no caso de vocês demorarem demais…

Bem, eu até já fui escoteira, mas me expulsaram, e vocês querem saber o porquê? Pois minha saia era sempre muito curta e eu nunca vendia cookies o suficiente. Eu comia os cookies! Os de manteiga de amendoim eram bons… De qualquer forma, não temos que falar sobre isso, vamos ficar sérios por um momento.

Vocês acabarem de ver um clipe da minha turnê mais recente… Talvez tenha visto ao vivo, talvez alguns de vocês tenham de fato assistido. Penso ser pertinente mostrá-lo hoje porque ilustra como o fanatismo, homofobia, crimes de ódio, bullying e qualquer forma de discriminação, sempre parecem ser uma manifestação de medo do desconhecido, certo? A maioria das pessoas não se sente confortável com coisas e pessoas que elas percebem como diferentes de si mesmas. E eu reafirmo que se tirássemos o tempo necessário a conhecer um ao outro, fazendo nossa própria investigação, olhando além da superfície, descobriríamos que não somos tão diferentes, no fim das contas.

Também temos a ilusão de que, tendo alta tecnologia ao alcance dos dedos, o mundo está ficando cada vez menor, que as pessoas estão ficando cada vez mais familiarizadas, umas com as outras… Que a distância entre um ser humano e outro está diminuindo. Agora, por um lado, isso é verdade. Mas, por outro, não é. Creio até que é o oposto que está ganhando espaço, porque uma imagem não conta mil histórias… Uma imagem conta a versão de mil histórias. Esta suposta intimidade que pensarmos estar ganhando é falsa, é um truque.

Criei esse vídeo para meu show com o objetivo de trazer consciência e atenção para o fato de que não estamos realmente usando nosso tempo para conhecer um ao outro, e precisamos fazer isso. Se uma mãe palestina sentasse com uma mãe israelense para conversar sobre seus filhos, e como elas amam suas famílias, sentiriam essa divisão tão grande entre elas? Sentiriam? Se presidente Putin sentasse com Pussy Riot – ele provavelmente iria querer transar com todas elas… – Se ele sentasse com elas, e tivesse um diálogo aberto com elas sobre seu ponto de vista como mulheres jovens e criativas crescendo na Rússia de hoje em dia, será que permitiria que elas fossem presas por três anos?! Pensem nisso, é insano! Porque elas criticaram seu governo… E se esse o governo religioso em São Petersburgo se sentasse com os 85 homens que foram presos antes e depois do meu show, por serem abertamente gays, e os perguntassem sobre suas esperanças e sonhos para o futuro – ouvi-los de verdade – eles estariam na cadeia neste exato momento? Eu teria recebido ameaças de morte? Teria sido processada em milhões de dólares por dar apoio abertamente à comunidade gay na Rússia?

Não estou querendo contar vantagem sobre mim, quero dizer que é preciso esforço pra compreender isso tudo, de tão absurdo que é… Tudo em nome de Deus. O que Jesus ensinou? Está em todos os livros sagrados! “Ama teu próximo como a ti mesmo.” Então, não podemos usar o nome de Deus ou uma religião para justificar atos de violência, para machucar, odiar e discriminar. Sei que vocês entendem meu ponto de vista, e que as pessoas dentro desta sala estão do mesmo lado que eu, mas a qualquer outra pessoa, que ainda está em cima do muro – que seja um muro baixo, assim espero – torço para que estejam ouvindo.

Quando penso em jovens nos EUA sendo assediados e torturados, ou até tirando suas próprias vidas porque se sentem sós, julgados, excluídos e incompreendidos, eu tenho vontade de sentar e chorar um rio de lágrimas. Sete desses garotos estão no vídeo que lhes mostrei… Tenho meus próprios adolescentes agora, e a ideia deles ou qualquer outra pessoa jovem passando por esse tipo de dor é, para mim, incomensurável. É uma atrocidade, eu não aceito! E isso não é diferente de um homem branco privando um negro de algo antes do movimento pelos direitos civis, ok? Não é diferente de um membro do Talibã atirando na cabeça de uma garota por escrever um blog sobre a importância da educação para mulheres! Não é menos louco que um homem gay iraniano ser enforcado por se apaixonar por outro homem…

Não sei sobre vocês, mas não posso aguentar essa merda por mais tempo.
E é por isso que eu quero começar uma revolução… Estão comigo?

É 2013, pessoal! Nós vivemos na América… Terra do Livre e Lar do Bravo? (gritos da plateia) É uma questão, não uma afirmação. Mas eu realmente amo esta palavra, “Bravo”. Não a uso com frequência, pois não conheço muitas pessoas corajosas… Nesta canção, vocês ouviram: “é tão difícil encontrar alguém para admirar”. E está é a razão que me trouxe aqui. Para dar um prêmio a alguém que eu admiro. Para reconhecer alguém que é bravo. Alguém que tem feito diferença no mundo, dando voz à Comunidade LGBT. Estou aqui para lhe honrar, Anderson Cooper.

Agora vocês podem se levantar. Levantem-se! É o momento!
Porque Anderson, – vire-se para mim, preciso olhar para esses lindos olhos azuis – você não tem medo de dar a cara a bater. Você se levanta pelo direito dos outros, e ainda diz: “Este sou eu, goste ou não. Ame-me ou deixe-me, pois eu nunca vou parar”. Desculpe citar novamente uma das minhas canções, mas você de fato gosta da minha música, certo? (Anderson afirma que sim) Pensei que gostasse, eu lhe vi na primeira fila no Yankee Stadium, e no Stade du France… E no Madison Square Garden também, não precisamos falar disso agora.

Hmm, Anderson… Você é inteligente. É lindo. Fica super bem num terno… – Não falem! Essa parte é importante, é quando eu tento deixá-lo emocionado! Eu escrevi isso, então ninguém tem minha cópia… Ninguém pode escrever minhas cópias! (entenderam a ironia?)

Você é um jornalista excelente; tem os olhos azuis mais bonitos que eu já vi; e metade dos EUA está apaixonada por você… Talvez mais da metade. E a razão pela qual eu te amo é que você não tem medo de lutar! Você é um grande filho da mãe! E você é Bravo, o mundo precisa de mais pessoas assim. Amém! Então, acho que eu e você precisamos começar uma revolução juntos! Vamos discutir os detalhes disso mais tarde…




fonte: Estilo Madonna 

0 comentários: