Diretor artístico da MDNA Tour e Cirque Du Soleil fala como é trabalhar com Madonna


Depois de anos trabalhando com o diretor Jamie King, Madonna resolveu mudar e para a MDNA Tour escalou o canadense Michel Laprise para ajudar a conceber seu espetáculo. Ele já trabalha há anos na criação de números para o Cirque Du Soleil, foi escalado para trabalhar com Madonna na épica apresentação no Super Bowl 2012, e também para ser o diretor criativo do novo show.

Em entrevista ao Le Journal de Montréal, ele conta um pouco como é trabalhar com a mulher mais poderosa do showbizz .

Tudo começou em dezembro de 2011, quando foi contatado para supervisionar a apresentação do Super Bowl. “Trabalhar para uma estrela, não era algo que me animava muito, particularmente. Achei que Madonna tivesse um grande ego. Tive medo que nos limita na criação.”

Mas com o tempo, Michel Laprise descobriu uma artista por completo. “Madonna é uma artista, é algo real. Está à serviço da obra, não é superficial. Nunca disse algo do tipo “eu estou bonita?” Ela cultiva muito a arte. Nós podemos conversar sobre qualquer coisa com Madonna, as artes visuais de vanguarda, através da pintura e da música clássica. Ele é uma enciclopédia viva. Ela está interessada em tudo.”

Ele revela também qual foi a maior surpresa que teve em relação a Madonna: a ironia. “Madonna é muito, muito, muito inteligente … e engraçada! E faz muita ironia, com ela, inclusive.”

Outro fator é como a família é importante para Madonna. “A família é muito importante para ela. É uma mãe muito responsável. E seus filhos são muito bem educados.”

Sobre o show, Laprise tenta resumir a aventura exibida na MDNA Tour com suas aventuras que já teve no teatro. “É como se me foi dada a chance de montar uma peça de Shakespeare com personagens reais. Como se eu estivesse colocando a Julieta de verdade em Romeu e Julieta. O mito é isso…. É algo excepcional, um privilégio.”

A equipe foi composta por 20 pessoas para ajudar na concepção do projeto e tiveram apenas quatro meses para concluir tudo. Ele revela que houve reuniões secretas com Madonna em Nova York além de filmagens na Índia e Montreal.

“Nós tivemos um primeiro encontro com ela para entender sua visão e grandes idéias do espetáculo. Mas tudo aconteceu de última hora, as músicas finais do setlist só foram confirmadas apenas três semanas antes do primeiro ensaio em Nova York. Mas digamos, que foi uma experiência fácil”, admite.

“Ela é muito intuitiva em suas decisões. Você mostra-lhe alguma coisa, ela sabe de imediato o que está errado e ela raramente volta atrás nas idéias. Não tem medo em dizer o que pensa e ao mesmo tempo, não é diva, não tem estrelismo”, complementa.

Sobre o lado dark e pesado exibido no primeiro bloco do show, com direito a muita violência, sangue e tiros, Laprise diz que foi uma das primeiras idéias que Madonna quis no espetáculo.

“Isso é algo que ela queria muito fazer. Ela me disse: “Você sabe, eu passei por um divórcio e todos os tipos de coisas nos últimos anos. Eu não posso apenas brincar de líder de torcida. Eu tenho meus demônios pra caçar.” E é exatamente isso o que ela faz no início do show.”

Dividido em blocos distintos, o show chama atenção também pela tecnologia inovadora que foi projetada exclusivamente para Madonna, como os 36 blocos de LED que servem de plataforma e cenário. “Ela não economiza em nada. Ela não quer apenas ficar na zona de conforto, sem fazer esforço e colher os louros apenas com seu forte nome, que apenas isso já atrairia as pessoas. Ela nunca pára. Está sempre em movimento. Durante a criação do show, os coreógrafos diziam “Você está dançando muito, tem que descansar um pouco”, e ela dizia “De jeito nenhum. Eu faço o que eu quero.” Ela é muito intensa!”.

Laprise admira a coragem de Madonna em colocar suas idéias em prática e não ter medo de explorar áreas escuras dentro do universo pop para milhares de pessoas. “Poucos artistas que enchem estádios ousam ir tão longe como ela faz”, confessa. Ela é uma artista muito dedicada, forte trabalhadora e uma mulher de integridade”, revela.

 fonte: Madonna Online

0 comentários: