TUDO SOBRE A REPERCUSSÃO DE MADONNA EM MOSCOU

Após o show da Rainha em Moscou, chegou a vez de saber como o mundo reagiu a isso.

Ontem, após um show onde Madonna defendeu abertamente Masha, Katya e Nadya, as meninas do grupo coletivo Pussy Riot que podem ficar sete anos presas acusadas de vandalismo e sacrilégio religioso (na verdade, todos sabemos que é um meio de amordaçar a liberdade de expressão), com o nome do grupo tatuado nas costas (como já mostramos aqui) e usando uma bataclava (espécie de máscara), como a que as meninas usaram quando de sua passagem pela igreja Jesus Salvador, durante “Like a Virgin”, eis que a mídia russa (surpresa!) ficou dividida sobre como lidar com o caso.

Um dos noticiosos russos que mais cobriu o protesto de Madge foi o LifeNews.ru, com uma matéria e vídeo postados por Anastasia Ananyina. Veja a matéria (ainda que curta e em russo) em http://lifenews.ru/news/99018, que lembra ainda os detalhes da prisão das Pussy Riot.

Outro a cobrir o protesto foi o jornal Mempo (Metro), com uma matéria de Aleksander Makarov.


Contudo, boa parte dos outros poucos jornais russos onde Maddy foi notícia, somente falavam de futilidades como a estadia dela no hotel, acompanhada do namorado Brahim Zaibat (uma maneira digamos, conveniente, de fugir da situação mas sem ignorar a Rainha), Veja o exemplo do jornal Tvoï Deny (“Teu Dia”):


Isso mostra como ainda muito a se fazer. Mas de certa forma, fazemos nossas as palavras das próprias acossadas, que usaram o Twitter para agradecer à Rainha (“Querida Madonna! Nós te amamos e você pode estar mudando a história russa agora mesmo. Obrigada e tenha mil orações em sua volta!”).


Nós da nação madônnica estamos supercontentes de ver mais esse ato de nobreza e coragem de nossa ídola, mesmo sabendo que não poderíamos esperar outra coisa dela. Uma pena que sua mensagem sequer tenha sido levada a público pela imprensa local, mesmo que tenha sido para criticá-la. Aqui, o silêncio foi a arma usada. Vamos ver amanhã, com novas denúncias no mar de despotismo e reacionarismo religiosos, em uma cidade que sitia ideologicamente seu próprio povo, suas minorais sexuais. Dá-lhe Madonna!

fonte: EstiloMadonna e MadonnaTribe

0 comentários: